sábado, 5 de dezembro de 2009

Segunda Pegada Cultural de Cananéia



Segunda edição da “Pegada Cultural” movimenta Cananéia

Fandango, capoeira e outros ritmos e expressões da cultura popular brasileira fizeram parte da programação do evento

De 19 a 22 de novembro a cidade de Cananéia sediou a segunda edição do evento “Cultura em Rede: Cananéia Cidade Educadora”, realizado pela Associação Rede Cananéia, Ponto de Cultura “Caiçaras” e Coletivo Educador do Lagamar.
A abertura aconteceu na noite de quinta-feira (19), com a apresentação da “Orquestra Municipal de Violões” na Praça Theodolina Gomes, Centro. Na sexta-feira (20), data em que se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra”, uma celebração religiosa relembrou a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade de seu povo e discutiu questões sobre a discriminação racial nos dias atuais. Ainda em comemoração à data, houve oficina de dança afro e roda de capoeira com a presença do grupo local “Filhos de Cananéia”, além da equipe de Miracatu, “Capoeira Angola Ilê Axé” presente na cidade especialmente para prestigiar o evento. “A capoeira me despertou interesse, entretanto, as comemorações e a abertura para discussões sobre a consciência negra foram os fatores relevantes para que meu grupo estivesse aqui”, afirmou Emerson Alves da Silva, 33, conhecido como Dierrin.
No sábado (21), o Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, em parceria com os organizadores do evento, realizou uma oficina sobre o “Carnaval de Pracô” através do resgate da história e das técnicas para criação das máscaras utilizadas neste tipo de comemoração. À noite foi a vez dos grupos de Cananéia “Vê se Gostas” (choro) e “Kings of Street” (hip-hop) se apresentarem na Praça Theodolina Gomes, assim como o grupo paranaense “Mundaréu” conhecido pelo resgate da cultura popular brasileira feito em suas músicas. O público presente dançou e cantou ao som dos diferentes ritmos apresentados.
A peça teatral “O Auto de Guaraqueçaba” do grupo de teatro Mamulengos Fâmulos de Bonifrates, foi apresentada no domingo (22) e logo após, os grupos de fandango “Vida Feliz”, “Família Neves” e “Violas de Ouro do São Paulo Bagre” fecharam o evento com muita música e dança.
Ainda como parte da programação aconteceram discussões através de “mesas-redondas” sobre os temas “Educação Diferenciada” e “Acesso à terra e Recursos Naturais por Comunidades Tradicionais”. Além da venda de artesanatos e produtos alimentícios organizada pelo projeto “Produtos em Rede” com base nos princípios da Economia Solidária.
Segundo Juliana Greco Yamaoka, representante da Associação Rede Cananéia, a interação entre diferentes tipos de público é o que faz o evento se tornar tão interessante. “Infelizmente, algumas ações poderiam ter maior participação da população, como por exemplo, as mesas-redondas e oficinas. Espero que no próximo ano seja diferente.”
A cobertura do evento foi realizada pelo Coletivo Jovem Caiçara.(Texto Elaine Marques/Fotos Silmara Guerreiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário